Área Restrita

Deixe seu depoimento, preenchendo os campos abaixo:

Enviar

Veja como chegar

AULAS PARTICULARES

AULAS PARTICULARES PRESENCIAIS OU ONLINE DE TODAS AS DISCIPLINAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I E II E MÉDIO. INCLUSIVE ALFABETIZAÇÃO.

CURSO PREPARATÓRIO PARA AS ESCOLAS TÉCNICAS 100% ONLINE

Inscreva-se aqui

AULAS EM GRUPO

FORME SEU GRUPO E VENHA ESTUDAR CONOSCO. NA ESTUDARE OS GRUPOS POSSUEM NO MÁXIMO 4 ALUNOS.

10 ANOS LEVANDO O SUCESSO ESCOLAR PARA CENTENAS DE ALUNOS

Voltar

Lacunas na aprendizagem

Você já parou para pensar sobre as lacunas acumuladas na aprendizagem do seu filho(a) durante a vida escolar? Não estou me referindo apenas aos conteúdos que o aluno deixa de ver na escola – quer seja por falha do educador que não ofereceu o conteúdo, quer seja pelo alto índice de faltas do aluno ou, até mesmo, por troca de escola – e que, dificilmente, serão recuperados nas séries posteriores. Refiro-me àquelas que são principais e mais frequentes: nota baixa em um conteúdo e recuperação com melhor desempenho em outro assunto. Veja um exemplo: se, para ser aprovado, o aluno precisar alcançar 21 pontos em três trimestres, ter tirado 3,0 no 1º trimestre não impede que, tirando 9,0 nos outros dois, atinja o objetivo para aprovação sem recuperação ou exame. O conteúdo do 1º trimestre foi recuperado pelas notas dos outros dois? Não. O que ficou para trás caracteriza o que denominamos de lacuna na aprendizagem, pois o aluno recuperou a nota com outros conteúdos. Se o assunto não apreendido for algo muito importante na vida escolar do aluno, como, por exemplo, o conteúdo de frações, provavelmente o aluno apresentará dificuldades me frações por toda a sua vida escolar, pois a lacuna se formou e o acompanhará. A quantidade de alunos em sala de aula não permite que esse problema seja resolvido de forma individual pela escola. Se a maioria dos alunos demonstra desempenho satisfatório, o professor considera que o conteúdo foi apreendido. Dessa forma, ao primeiro sinal de dificuldade em algum assunto, os pais devem buscar a intervenção, a fim de que seja evitado o ingresso do aluno no ciclo de dificuldade de aprendizagem¹ e, principalmente, que seja impedida a formação de uma lacuna no processo de consolidação do conhecimento apresentado pela escola.

1. Ciclo da dificuldade de aprendizagem é muito comum em alunos que começam a apresentar dificuldades em dar conta da demanda escolar, tornando-se crianças derrotistas e aumentando a chance de a criança apresentar mais problemas perante a exigência apresentada pela escola. Ótimo tema para outro artigo.

Autor: Alexandre Paim de Oliveira

Diretor da Estudare – Mestre em Neurociências 

Artigos Relacionados

Formaturas

0/0 asdashduahsudhads